Avançar para o conteúdo principal

Finalmente! Um sábado de excelência... (1/2)

  Por tradição é o domingo o dia que nos traz maior espetáculo na vertente futebolística. Mais jogos, logo uma maior probabilidade disso acontecer. Tem uma lógica coerente que acaba por se justificar com maior e melhor diversidade e gostos para todos os adeptos do desporto rei. Porém, o sábado de hoje é capaz de entrar no pensamento de muitos. No meu inclusive. Espetáculo, golos e momentos de encher o olho e correr o mundo pelas redes sociais. Este, meus amigos, foi o 2º sábado de setembro. O 37º do presente ano de 2013. E provavelmente o 1º no que toca a qualidade futebolística deste ano.

  Se na vida há algo com lógica - até porque muita vezes esta perde algum do seu sentido, convenhamos - esse algo é começar pelo princípio. E por essa lógica começo por falar do agradável espetáculo que foi - e aliás, sempre tem sido - a Premier League inglesa. Sim, inglesa. Porque também há a escocesa, mas essa basicamente tem um campeão pré-definido (perdoem-me a expressão) a bater em mortos. É uma raridade na Europa, mas a verdade é que a Escócia tem já um campeão anunciado. Sempre teve, desde a descida do Rangers ao quarto escalão do país. O mesmo não acontece na Premier League, um campeonato alucinante cheio de emoção.

FELLAINI ESTREOU-SE OFICIALMENTE COMO REFORÇO DO MANCHESTER UNITED
 
  Destaque claro para um certo belga que se estreou no Manchester United. Marouane Fellaini jogou sensivelmente meia hora, substituindo Anderson à passagem da hora de jogo. Foi recebido pelo teatro dos sonhos com um grande aplauso. Terá que justificar mais desses com exibições de grande nível, fazendo lembrar os seus tempos no Everton com David Moyes. Rooney jogou, até marcou. Finalizada a época de transferências este poderá ser o golo que irá levar o inglês a ganhar novamente a confiança dos adeptos que ficaram certamente abalados após o jogador forçar, em parte, a sua saída. Um presente de reconciliação e esperança para o regresso aos velhos tempos de Rooney.

Há também que destacar a bela exibição da «equipa de rugby» (de acordo do Arsene Wenger), o Stoke City. A equipa conseguiu um excelente 0-0 frente ao Manchester City de Pellegrini que se apresente fortíssimo neste início de época, apesar do deslize frente ao Cardiff.

  O Tottenham voltou a vencer em casa, sendo que assim a equipa de André Villas-Boas coloca-se no topo da tabela classificativa junto do Arsenal. 4 jogos, 9 pontos. Caso o Liverpool de Brendan Rodgers vença no País de Gales, aí sim, teremos novo líder isolado com um pleno de vitórias. Um caso sério estes Reds de Merseyside. Depois de tanta especulação este parece ser o ano do histórico emblema inglês. 

  Há que destacar também a estreia de Özil como jogador do Arsenal nesta que foi, de resto, uma jornada de estreias. E o alemão teve um desempenho semelhante a Christian Eriksen: primeiro jogo, primeira assistências. Os novos '10' de Londres prometem dar cartas nesta edição da Premier League.

MAURO ICARDI MARCOU O GOLO DO INTER FRENTE À JUVENTUS

  Foi tarde de clássico em San Siro. O confronto futebolístico mais aguardado de Itália chegou e foi a Juventus quem teve alguma sorte no desfecho do encontro. Não que a equipa de Antonio Conte tenha tido uma exibição pouco inspirada, mas o Internazionale conseguiu tapar os buracos em que penetram jogadores fascinantes como Tevez ou Vucinic que recuperou de um problema físico a tempo do jogo. Mas foi mesmo Mauro Icardi a figura em destaque. Desbloqueado à Sampdoria por 15 milhões de euros numa cláusula de co-propriedade, foi o argentino de 20 anos a fazer os adeptos da equipa da capital saltar das cadeiras do Giuseppe Meazza. 

  A Juventus voltou a apresentar Pogba como titular, uma promessa fantástica. Se tudo correr bem será com naturalidade um dos melhores do mundo. Pogba no XI da equipa de Turim faz com que Pirlo tenha menos destaque, estando mais próximo do italiano no relvado do que, por exemplo, Claudio Marchisio. Este box2box tem funções mais ofensivas, sendo o francês mais polivalente e, por isso, um jogador diferente. Uma arma a explorar.

  Balotelli volta a estar em destaque. Não porque marcou um grande golo nem protagonizou mais uma cena de capa de revista, mas sim porque mantém um registo perfeito desde o início da sua carreira como futebolista profissional. Marcou de grande penalidade no empate frente ao Torino (2-2) e conseguiu manter intacto o seu registo imaculado. Em 26 grandes penalidades convertidas ao longo da sua carreira, Super Mario converteu-as todas de forma bem sucedida. É um rácio de 100% de sucesso. Por estas e por outras o 45 do AC Milan volta a mostrar-se preponderante para a sua formação. É necessário referir que Kaka, número 22, foi titular. Jogou 70 minutos e esteve discreto, nesta agora contínua missão de tentar recuperar o seu momento de forma de há aproximadamente 4 anos. E, diga-se, será extremamente complicado.

  Na segunda parte deste artigo irei fazer a análise daquilo que foi a jornada da Liga BBVA, uma jornada da Bundesliga com muitos golos e ainda dar uma vista de olhos nos restantes campeonatos europeus, incluindo o português, assim como dar a conhecer o que se passou de tão relevante no sábado da MLS.

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: