Avançar para o conteúdo principal

Adeptos da bola #6 - Eduardo Caldeira

  Pela primeira vez no período de alguns meses, o blog está de volta com o espaço destinado às entrevista. Desta feita com um portista desde pequenino! Eis a sexta edição de "adeptos da bola", com Eduardo Caldeira. Um grande agradecimento ao mesmo por responder a estas perguntas abaixo. Passo ao que interessa:



Nome, idade e clube.

  Eduardo Caldeira, 19 anos, Futebol Clube do Porto.


Qual foi o principal factor que contribuiu para seres adepto do FC Porto?

  Sem dúvida o meu pai. Mal nasci fez me logo sócio do FCP e começou bem cedo a incutir-me os valores de um verdadeiro Dragão. Aliás, toda a minha família mais próxima é 100% portista. Eu, o meu pai e o meu irmão temos todos lugar anual já desde os tempos do velhinho Estádio das Antas.


Lembras-te do primeiro jogo que foste ver ao antigo Estádio das Antas?

  De ver o jogo em si ao vivo não me lembro, apenas pelo que o meu pai me disse foi frente ao Chaves, na época de 1996/1997. Ganhámos por 2-0 com golos do Edmilson e do Zahovic. Já tive a oportunidade de rever a partida na televisão, o Estádio não estava cheio mas tinha um ambiente único, característico das Antas. Foi inclusivé a época de estreia do Jardel de Dragão ao peito, que no seu primeiro ano fez 30 golos! Apesar de não ter sido perguntado, no Estádio do Dragão fui um dos que esteve presente na inauguração frente ao Barcelona, a estreia de Messi!



Qual foi a deslocação mais marcante que já fizeste pelo teu clube, falando do jogo em si?

  É bastante difícil escolher a deslocação mais marcante que fiz pelo FC Porto, mas uma das que mais me marcou foi sem dúvida a final da Taça Uefa, frente ao Celtic Glasgow. Jogo impróprio para cardíacos, ambiente fantástico em Sevilha, com os adeptos escoceses em clara maioria. Apesar de tudo, os Dragões não ficaram nada atrás no apoio à sua equipa, cantando, gritando, saltando durante os 120minutos de jogo! Uma final que continuo a ver vezes e vezes sem conta, equipa fantástica, treinada pelo melhor treinador do mundo. Mais recentemente, tive a oportunidade de ter assistido ao jogo que deu ao FC Porto o título na Luz, uma partida que ficará para sempre na minha e na memória de todos os portistas. Eu posso dizer: estive lá!


Cidade mais interessante que visitaste numa deslocação pelo Porto.

  Normalmente nas deslocações que faço não dá para ver sequer a cidade, é só mesmo ir para o estádio e voltar para casa. Valência foi a cidade que mais me prazer deu visitar, então no Verão é qualquer coisa de fantástico. Uma cidade bastante bonita, clima fenomenal, pessoas bastante hospitaleiras e com vários pontos de interesse que merecem ser visitados. Aconselho o Oceanário de lá, que nada tem a ver com o que estamos habituados no nosso país. É uma verdadeira cidade dentro da própria cidade, vale bem a pena.


Numa palavra, o que sentes quando estás a apoiar o teu clube no estádio?

  Não consigo exprimir por palavras o que sinto ao apoiar o meu clube no estádio, é algo que não se explica, sente-se. No fundo, apoiar a minha equipa no Dragão, ou noutro estádio qualquer, é como se tivesse cumprido a minha missão. Vivo Porto durante 24h por dia.


Estás satisfeito, no geral, com as decisões da SAD do Porto nestes últimos anos?

  Quando um clube como o FC Porto obtém praticamente todos os anos grandes resultados desportivos, até parece mal dizer que não estou satisfeito com as decisões da SAD azul e branca. Somos sem sombra de dúvidas o clube português com mais sucesso, o clube que tem o maior palmarés do futebol nacional. Contudo, há também aspectos negativos na SAD do FC Porto. As comissões são o maior problema, mas isso é um mal de todos os clubes de futebol.


Qual achas ser a melhor característica do campeonato português?

  A melhor característica do Campeonato Português são os seus principais clubes conseguirem comprar por meia dúzia de euros e posteriormente vender por muitos milhões. Todos os anos há vendas milionárias, principalmente do FC Porto e do rival SL Benfica. São poucas as equipas que todos os anos conseguem fazer sempre grandes vendas.


Lá fora, tens alguma preferência?

  Em termos de clubes tenho simpatia pela Lazio, muito por culpa da sua amizade com os SuperDragões, uma das claques do FC Porto. Já tive o privilégio de ter ido ao Estádio Olímpico por duas vezes, um ambiente espectacular proporcionado pela curva laziale. Ainda tenho o sonho de no futuro poder ir ver o “Derby Della Capitale”. Quanto ao meu Campeonato de eleição é sem dúvida o inglês.


Taticamente falando, gostas do 4-3-3 que se vê no Porto ou achas que a equipa podia render mais noutro sistema?

  Sim, é na minha opinião o sistema que melhor se ajusta às características do plantel. Concordo que deva haver um sistema alternativo para eventuais contratempos, mas mudar agora a táctica era como colocar um ponto final a muitos anos de trabalho. Mesmo com a saída do Hulk não se deve alterar nada, até porque há vários jogadores que podem fazer a posição.


Por fim, umas palavras de opinião sobre o blog, caso queiras.

  Um blog com uma estética simples mas bastante atractiva, óptima escrita e com artigos de bastante interesse. Aqui vive-se futebol. Apenas tenho um conselho, uma atualização mais regular poderia colocar este espaço num outro patamar. Um abraço e continuação de um bom trabalho.

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: